35 : o número natural seguinte ao 34 e anterior ao 36.
é a soma dos cinco primeiros números triangulares , tornando-se um número tetraédrico .
35 é o número de maneiras em que três coisas podem ser seleccionadas a partir de um conjunto de sete coisas originais, também conhecida como a " combinação de sete coisas tomadas três de uma vez ".
35 é um número cubo centrado , um número pentagonal e um número pentatope .
É o menor número n com exatamente 8 soluções para a equação φ (x) = n. Sendo o menor número com exatamente 9 divisores , 36 é um número altamente composto . A soma de alguns subconjuntos de seus divisores (por exemplo, 6, 12 e 18) dá 36, portanto 36 é um número semiperfeito.
Este número é a soma de um primo gémeo (17 + 19), a soma dos cubos dos primeiros três números inteiros , e o produto dos quadrados dos três primeiros números inteiros.
36 é o número de graus no ângulo interior de cada ponta de um pentagrama regular .
O número atómico do kripton.
A tradição judaica diz que o número 36 teve um significado especial desde o início do tempo: De acordo com o Midrash , a luz criada por Deus no primeiro dia da criação brilhou por exatamente 36 horas, foi substituída pela luz do dom que foi criada no quarto dia. A Torah manda amar, respeitar e proteger 36 vezes o desconhecido. Além disso, em cada geração há 36 pessoas justas (o "Lamed Vav Tzadikim"), em cujo mérito o mundo continua a existir. Na celebração moderna de Hannukah , 36 velas são acesas na menorah ao longo dos 8 dias de férias (não incluindo a vela shamash).
Numa lenda Maori sobre a criação do homem pelo deus Tane , 36 deuses participaram activamente na montagem da várias partes do ser humano antes de Tane lhe dar vida.
Fonte Wikipédia
adaptado
Sem comentários:
Enviar um comentário