domingo, 16 de outubro de 2011

Desejo mais ver do que dizer.



Os dias do futuro ficam diante de nós
como fila de pequeninas velas acesas -
douradas, quentes, e vivas pequeninas velas.

Os dias passados ficam para trás,
uma linha triste de velas que se apagaram;
as mais próximas soltam fumo ainda,
velas frias, derretidas, e torcidas.

Não quero vê-las; dá-me dó a sua figura,
e dá-me dó lembrar-me da sua luz primeira.
Olho para a frente para as minhas velas acesas.

Não quero voltar-me para não sentir horror ao ver
que rapidamente se torna longa a linha escura,
que rapidamente se multiplicam as velas apagadas.


Velas - Konstandinos Petrou Kavafis
tradução de Joaquim Manuel Magalhães e Nikos Pratsinis
in "Os Poemas", Relógio D'Água, pág. 203

O título: "Desejo mais ver do que dizer",
do mesmo poeta e obra,"Coisas pintadas" pág. 115

Sem comentários:

Enviar um comentário